O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, então, consequentemente, há uma vasta concentração de insetos por aqui, até porque os insetos representam ¾ de toda a vida animal.
Como existem vários tipos de insetos, o Brasil tem sua cota de insetos venenosos que apesar de serem essenciais para a cadeia alimentar e até mesmo necessários para o ecossistema, demandam cuidados aos seres humanos e de outros animais.
Por serem nocivos, muitos insetos venenosos podem transmitir doenças e pragas e suas picadas podem levar à morte.
Dessa forma, ter conhecimento sobre esses insetos pode ser um diferencial aprender a se prevenir e até mesmo combatê-los.
1. Mosquitos (Aedes aegypti)
Os mosquitos são os insetos venenosos mais perigosos do planeta. É estimado que são responsáveis por cerca de um milhão de mortes anuais, consequência da transmissão de doenças por conta de sua picada.
No Brasil, um dos mosquitos mais conhecidos é o Aedes aegypti, responsável por ser o transmissor da febre amarela, dengue e zika. Doenças que podem levar a vítima à óbito.
2. Mosca da berne (dermatobia hominis)
A mosca da berne fêmea, conhecida também como tapuru, é extremamente perigosa, pois escolhe locais quentes e úmidos para depositar seus ovos, um dos locais que podem ser escolhidos por essa mosca são feridas sem proteção em humanos.
O ninho de larvas dessa mosca causa ferimentos e inflamações no corpo humano.
Por outro lado, a mosca da berne macho é praticamente inofensiva.
3. Taturana (lonomia obliquoa)
A Lonomia obliquoa, mais conhecida como taturana, é um dos insetos venenosos mais perigosos do Brasil.
Através das cerdas espinhosas, libera um líquido urticante que causa queimaduras, dores intensas e manchas na pele. Em alguns casos o veneno pode causar insuficiência renal aguda e hemorragias.
4. Aranha-marrom (loxosceles)
A aranha-marrom é bastante famosa no Brasil e possui uma picada dolorosa e necrosante, e se não for tratada rapidamente pode causar danos irreversíveis.
Na área ao redor da picada começa a necrosar e formar uma ferida aberta, em casos mais graves pode necessitar de enxertos de pele e em outros os membros podem precisar ser amputados.
A loxosceles, é uma das maiores causadoras de acidentes com aranhas no país.
5. Aranha armadeira (phoneutria)
A phoneutria, ou aranha armadeira, também é muito encontrada no território brasileiro e sua picada injeta uma neurotoxina na corrente sanguínea mais mortal que ao da aranha viúva-negra.
Os principais sintomas do envenenamento, além da dor intensa é a perda do controle muscular, problemas respiratórios, podendo levar a completa asfixia e, se a vítima for homem, pode causar uma ereção de até 4 horas, muito dolorosa.
A aranha armadeira é bastante agressiva e torna-se a segunda maior causa de acidentes envolvendo aranhas no Brasil.
6. Formiga-lava-pés (Solenopsis)
Do gênero solenopsis, a formiga-lava-pés, é também conhecida como formigas-de-fogo, existem cerca de 285 espécies dessa formiga e estão espalhadas pelo mundo todo.
A formiga-lava-pés é bastante agressiva e sua picada provoca dores em humanos e animais, seu veneno pode causar problemas de pele, alergias, e choque anafilático em pessoas alérgicas.
7. Barbeiros (panstrongylus megistus e triatoma infestans)
Esse inseto também é muito conhecido, afinal é o responsável pela transmissão da doença de Chagas, que é uma inflamação causada pelo parasita. De modo que esse inseto venenoso, apesar de ter várias ações para sua erradicação, ainda existe.
Estima-se que cerca de três milhões de pessoas no Brasil sejam portadoras da doença de Chagas.
8. Vespa-mandarina
A vespa-mandarina é um dos maiores insetos venenosos do mundo. Esse inseto injeta em suas vítimas um veneno altamente nocivo que causa dor, inchaço e atraem outras vespas para ajudar no ataque.
Uma picada do inseto pode destruir o tecido da pele humana e o veneno liberado é em quantidades maiores que o de abelhas, além do mais, por não deixar o ferrão na vítima essas vespas conseguem picar repetidas vezes.
9. Abelha-europeia (apis melífera)
A apis melífera, mais conhecida como abelha-europeia, e é um dos insetos venenosos que podem parecer inofensivos, entretanto, tornam-se perigosas porque atacam em bando com ferroadas que liberam pequenas poções de veneno.
Contudo por ser atacado em bando, a vítima acaba recebendo muitas poções de veneno e podem causar insuficiência renal e anemia aguda e pessoas alérgicas podem sofrer um choque anafilático e serem levadas à óbito.
10. Escorpiões (tityus serrulatus, tityus bahiensis e tityus stigmurus)
Existem várias espécies de escorpiões que são nocivas ao homem e a outros animais, algumas delas encontradas em território brasileiro são a tityus serrulatus, tityus bahiensis e tityus stigmurus.
A espécie tityus serrulatus é uma das que mais causam acidentes, por serem uma espécie solitária embaixo de cascas de árvore e em cupinzeiros. Apresentam uma coloração amarelo-clara, com manchas escuras sobre o tronco e no fim da cauda.
A tityus bahiensis apresenta uma coloração marrom-escura. Gostam de ficar sob pedras e troncos, podendo ser encontrado em locais de lixo acumulado.
Já a tityus stigmurus tem a coloração amarelo-escura. São encontrados, geralmente, em cupinzeiros.
É importante ressaltar que, em caso de picada de insetos venenosos, o aconselhado é manter a calam, lavar a região com água e sabão e procurar um atendimento médico.
O melhor meio de se prevenir contra insetos venenosos é manter o ambiente higienizado, usar repelentes e proteger as janelas com telas, entretanto, com uma infestação de insetos venenosos a solução é, sem dúvida, a dedetização.
Por tanto, é sempre bom entrar em contato e conhecer empresas de dedetização de residências e empresas, conhecer se seguem as condições legais para a realização do serviço, se são de confiança e agem com responsabilidade.