O controle integrado de pragas tem o intuito de evitar que sejam usados inseticidas ou outros tipos de substâncias para impedir a proliferação desses insetos. De forma resumida, a ideia é que essas substâncias não sejam usadas de forma exagerada.
Tanto nas áreas internas, como nas áreas externas é preciso tomar medidas para que esses insetos não se proliferem. Isso vale para baratas, mosquitos, cupins, aves, ratos e outros animais.
Essas medidas devem ser preventivas, isto é, o ambiente deve ser mantido em boas condições de higiene. Com isso, os insetos são desencorajados a aparecer, uma vez que não haverá abrigo e alimento para ele.
Abaixo você confere mais informações sobre o controle integrado de pragas.
Linhas de ação que o controle integrado de pragas se baseia
O controle integrado de pragas tem como base duas linhas de ação. A primeira são as medidas preventivas, como mencionado anteriormente. Essas medidas consistem em um trabalho de educação conjunto da população. A ideia é que as infestações não ocorram.
A outra linha de ação do controle integrado de pragas são as medidas corretivas. Como o próprio nome diz, essas medidas visam corrigir o problema. Nesse caso, ações devem ser feitas, como instalação de telas, armadilhas e barreiras físicas. Essas medidas são complementas por meio do controle químico.
Como o controle integrado de pragas é realizado?
Para que o controle de pragas seja realizado, é necessário fazer uma inspeção criteriosa no ambiente físico, assim como também nas condições de higiene. Em mercados ou outros ambientes desse tipo, vale ressaltar que há alimentos no local.
Nesse caso, o controle químico pode acabar se tornando limitado, uma vez que os alimentos não podem ser contaminados. Isso vale para qualquer que seja praga e/ou o tipo de substância usada.
O controle integrado de pragas é feito com base na praga que existe no local. Assim como explicado anteriormente, não é necessário apenas aplicar substâncias para controlar os insetos. As medidas preventivas também devem ser realizadas. Caso contrário, as pragas tornarão a aparecer.
Vale lembrar também que muitas vezes o ambiente se encontra limpo, mas mesmo assim há pragas. Isso acontece porque elas podem estar em caixas de papelão, embalagens plásticas ou outros tipos de recipientes. Na verdade, isso é até bem comum, uma vez que elas procuram abrigos e alimentação.
A infestação também pode ocorrer após uma reforma no local. Com a reforma, os acessos podem acabar sendo facilitados, e assim, a proliferação de baratas, ratos ou outros insetos podem ocorrer.
Como tratar e quais os benefícios de adotar essas medidas?
Abaixo você confere quais medidas você pode adotar para prevenir o aparecimento das pragas urbanas, como mosquitos, baratas e ratos.
- As portas devem ser mantidas sempre fechadas. A abertura das juntas não deve ter mais do que um centímetro.
- Telas devem ser colocadas nas janelas e em outras aberturas.
- Devem ser eliminados espaços nas paredes, nos forros e nos pisos.
- Equipamentos e materiais não devem ser armazenados em locais onde não serão usados.
- O local deve ser mantido limpo, asseado e organizado.
E quais são os benefícios de fazer o controle integrado de pragas?
Em primeiro lugar, o ambiente vai ficar limpo e sem a infestação desses insetos. Além disso, o ambiente se torna valorizado, assim como também economizar em despesas de forma geral.
O local também se tornará mais seguro e confortável para aqueles que ali habitam. Por isso, é importante que esse controle seja sempre realizado. Dessa forma, é possível combater esses animais para que eles não tornem a aparecer.
Espero que você tenha entendido os benefícios e a importância de fazer o controle integrado de pragas. Não menospreze essa ação e siga nossas dicas. Até mais!