5 pragas urbanas que são comuns em residências e estabelecimentos

Você sabe quais são os tipos de pragas urbanas mais comuns? Normalmente, quando pensamos nisso, associamos logo à baratas, ratos e mosquitos. Mas será que eles são os únicos que se proliferam com rapidez nos ambientes das grandes cidades?

Independente de qual for o tipo, as pragas urbanas se proliferam muito facilmente e se adaptam a qualquer lugar. Por isso que elas gostam da urbanização, uma vez que são locais sujos, úmidos e que possuem o habitat propício para elas se reproduzirem.

Para combate-las, o primeiro passo é conhecer mais sobre cada uma delas. Abaixo você confere os principais tipos de pragas urbanas de residências e estabelecimentos.

Boa leitura!

Ratos, um dos tipos de pragas urbanas mais comuns

Os ratos são pragas urbanas que aparecem bastante nos lares e estabelecimentos. A sua proliferação acontece facilmente e eles costumam aparecer mais a noite. Como costume, eles roem objetos procurando por alimento e também cavam túneis.

Por ninhada, os ratos costumam reproduzir de dez a doze filhotes. Vale ressaltar que as fêmeas não possuem ciclo certo para se reproduzirem. Além disso, a idade reprodutiva desses animais ocorre entre os 25 e 40 dias de vida. Após 20 dias de gestação, novos ratos devem nascer.

Baratas, um dos tipos de pragas urbanas que mais causam nojo e medo para a população

Apesar de feias e repulsivas, as baratas são insetos importantes para o ecossistema. Isso acontece porque elas desempenham um papel essencial de reciclagem. Mas, apesar de existir milhares de espécies, apenas trinta são consideradas pragas urbanas.

Assim como os ratos, elas também se adaptam muito facilmente, uma vez que encontram tudo o que precisam nas cidades: água, acesso, alimento e abrigo. Elas se alimentam de qualquer lixo orgânico, como por exemplo:

  • Restos de comida
  • Plantas murchas
  • Animais em decomposição
  • Dentre outros.

Moscas, insetos comuns em muitas casas

Se você acha normal ver moscas espalhadas pela sua casa, cuidado. Elas são um dos tipos de pragas urbanas mais comuns no nosso país. Esse inseto se alimenta de matéria orgânica. Sabe aquele restinho de comida que fica na sua mesa ou o lixo da sua casa? Pois é, esses são os alimentos das moscas.

Por isso, é tão importante manter a casa sempre limpa. Principalmente os locais onde há alimentos, como mesas, pias, piso e fogão. Varra sempre a casa e passe um pano para mantê-las bem longe da sua residência ou do seu estabelecimento.

Formigas, insetos destruidores

Engana-se quem pensa que as formigas são adoráveis. Se você não tomar cuidado, seu comércio ou sua residência pode sofrer com uma infestação desses insetos. Por serem pequenas, elas entram no ambiente pelas frestas e falhas nas estruturas.

Em conjunto, as formigas podem destruir estruturas inteiras de construções, assim como também fios e equipamentos eletrônicos.

Se você perceber uma proliferação no seu ambiente, tome medidas rápidas. Um formigueiro comum pode contar com mais de cem mil formigas. Além disso, elas podem viver até sete anos. A rainha vive o dobro.

Pombos, aves que não devem ser alimentadas nas ruas

Isso mesmo. Você pode até acha-la bonitinha. Mas se você ver pombos no meio da rua ou em praças, não os alimente. Você pode não saber, mas com isso você faz com que essas aves se proliferem muito mais rapidamente.

Quando alimentadas, elas continuam aparecendo no local, carregando mais uma legião de outros pombos. E não se engane, essas aves não aparecem apenas nos centros da cidade. Elas também são comuns nos telhados de casas e comércios.

O ideal é chamar o órgão responsável para que eles tomem as medidas necessárias para que essas aves sejam combatidas.

Agora que você conhece os principais tipos de pragas urbanas, avalie a sua residência ou o seu estabelecimento. Se você identificar alguma dessas pragas, tome medidas para que elas sejam eliminadas.

plugins premium WordPress
Começar Conversa
Fale conosco pelo Whatsapp
Olá Seja Bem vindo a Univet, Tudo bem?
Como podemos Ajudar?