Pragas urbanas são animais que ficam próximos das residências dos humanos. Esses animais são denominados de sinantrópicos e possuem alta capacidade de sobrevivência, adaptação e proliferação em locais onde vivemos.
Se compararmos, perceberemos que eles são bem diferentes dos animais domésticos, como galinhas, cachorros e gatos. Isso porque, os animais domésticos são criados para benefício dos humanos. E isso vale tanto para servir de companhia, como para uso próprio.
Abaixo você vai conferir uma lista com os principais animais que são considerados pragas urbanas. Além disso, explicaremos porque essas pragas se proliferam tão rapidamente. Não deixe de conferir e boa leitura!
Por que as pragas urbanas se proliferam rápido?
O crescimento no número de pragas urbanas, como insetos e pequenos animais, é fruto do próprio espaço urbano. Isso ocorre por conta do crescimento desalinhado dos grandes centros urbanos. As desigualdades econômicas também contribuem para que isso aconteça.
A falta de investimentos e planejamento, faz com que muitos locais não possuam uma boa estrutura para combater esses insetos. Um exemplo desse caso são os bairros de periferias, que muitas vezes dispõem de esgoto a céu aberto. Por conta disso, as pragas urbanas acabam se proliferando.
Para que as pragas sejam combatidas, apenas uma dedetização nem sempre irá resolver. A democratização correta dos espaços e limpeza da cidade também pode contribuir para prevenir que as pragas apareçam.
Geralmente, as pragas urbanas fazem seus filhotes no inverno e se proliferam no verão. Nessa época do ano, mais quente, é quando eles são mais vistos. Com isso, as pragas migram para os grandes centros urbanos, buscando abrigo e alimento.
Se o homem não deixasse o ambiente sujo e propício para que essas pragas aparecessem, isso não aconteceria. Ou acontecia em um número muito menor. Abaixo você confere alguns dos principais insetos que são considerados pragas urbanas.
Baratas
Há mais de 4 mil espécies diferentes de baratas. Esse inseto se prolifera com bastante facilidade, podendo viver por até 3 anos.
Pombos
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pombos não são apenas aves. Eles também são considerados pragas urbanas. Normalmente, eles vivem em grupos. Porém, quando esses grupos ficam grandes demais, elas passam a disputar território.
Formigas
Esses animais são vetores de micróbios e normalmente formam várias colônias, isto é, formigueiros, em uma área pequena.
Ratos, ratazanas e camundongos
Outro tipo de praga que costuma se adaptar bem a forma como o homem vive. Assim como os demais, esses animais são atraídos para locais sujos ou que possuam restos de comida.
Mosquitos
Os mais conhecidos, são aqueles que sugam nosso sangue, como muriçocas e pernilongos. O descarte do lixo feito de forma inadequada e a ausência de predadores naturais fazem com que esses animais se proliferem.
Carrapatos
Os carrapatos também são considerados pragas urbanas. Esses animais moram na superfície de um hospedeiro, como os animais domésticos. Sua alimentação consiste no sangue desses animais.
Cupins
Esses animais são destruidores de bens e propriedades. As madeiras que tem celulose são o seu alimento. Normalmente, fazem ninhos no subsolo ou em locais externos. Há mais de trinta mil espécies de cupins que são típicas do nosso país.
Como controlar as pragas urbanas?
Como deu para perceber ao longo desse artigo, o controle de pragas urbanas é de nossa responsabilidade. Abaixo você confere algumas das atividades que você pode tomar para combater esses insetos.
- Acondicione o lixo de forma correta;
- Não jogue lixo em locais com céu aberto;
- Limpe de forma periódica sua casa ou outros ambientes que possam ter a proliferação dos insetos;
- Caixas de gordura devem ser mantidas vedadas;
- Evite o acúmulo de entulho;
- Faça a armazenagem dos alimentos de forma correta;
- Vede bem frestas e outras aberturas;
- Poças de água devem ser mantidas protegidas ou devem ser evitadas;
Espero que você tenha entendido quais são as pragas urbanas mais comuns que existem nas grandes cidades. Faça sua parte para que elas sejam combatidas. Até mais!