Como saber se existe cupim na minha casa?

Os cupins são bichinhos que apesar de pequenos causam terríveis estragos nos móveis da casa, nos apartamentos e edifícios. O maior perigo está no fato deles trabalharem em silêncio, e em alguns casos quando chegamos a descobrir sua presença, o estrago maior já foi feito.

É bastante comum os cupins se infiltrarem entre azulejos, pois, eles geralmente gostam de lugares úmidos. Por isso, quando começar a procurar, inspecione primeiro os lugares com estas características, que caso estejam começando a proliferar em sua residência, é lá que estarão. No entanto, é importante ficar atento porque existem outros insetos cuja infestação possui as mesmas características, e por isso, é bom saber identificar para tratar da maneira correta.

Tipos de cupins e como agem:

Existem mais de 300 tipos de cupins identificados atualmente, porém, nem todos são adeptos de ambientes urbanos. No entanto, aqueles que são possuem um alto poder de proliferação e se reproduzem de forma fácil e rápida.  Por conta disto, atualmente as construções precisam apresentar certificados de combate eficaz contra estas pestes antes de serem colocadas à venda, o que é uma garantia a mais para quem acabou de comprar um imóvel novo.

No ambiente urbano são 3 os principais tipos de insetos que invadem constantemente as residências. São eles: os cupins de madeira seca, os subterrâneos e os carunchos (coleópteros).

Os cupins de madeira seca são aqueles que invadem os móveis de madeira e começam a se reproduzir dentro dele. Um dos principais alertas de que tem infestação de cupins em sua residência é quando o móvel começa a soltar um pozinho granuloso. Apesar do ataque deste tipo de cupim ser lento, eles podem ainda assim, ocupar a peça inteira e destruí-la por completo, se nada for feito logo no início.

O cupim de madeira seca possui asas, e quando da proximidade da primavera, costumam voar para perto das lâmpadas acesas. Vale lembrar que este é um hábito dos zangões, e não das fêmeas, mas, que serve de alerta, pois, se existem zangões, existem fêmeas e colônias por perto.

Os cupins subterrâneos são uma espécie altamente agressiva e voraz. Habitam o chão e constroem aqueles famosos cupinzeiros gigantes na terra. Como são sensíveis à luz, vivem nas profundezas à procura de alimento que geralmente vem da celulose das árvores e dos restos vegetais.

Este tipo de cupim quando se desenvolve em residências também procuram lugares de madeira, voam para perto das lâmpadas em período de início primaveril como os cupins de madeira seca e, além disso, podem destruir em roupas, couros e até papéis. Dentro deste espécime existe o chamado cupim de concreto, utiliza as falhas, frestas e rachaduras nas paredes e piso em busca de madeira ou celulose de outros objetos.

Os carunchos são os mais comuns, pois, além de se alimentarem de madeira, alimentam-se também de cereais, como arroz e feijão. Costumam colocar seus ovos nas superfícies de madeiras (até 400 por fêmea), e por isso, podem ser identificados mais facilmente.

Quando as larvas nascem, conseguem penetrar na madeira sem deixar rastros e consumir toda a estrutura. Este tipo de besouro pode demorar até 4 anos para passar da fase larval para a adulta, sendo que nesta primeira fase consomem uma quantidade absurda de madeira, destruindo em pouco tempo móveis inteiros. Ao se alimentar, costumam deixar para trás o pozinho da madeira, tipo talco é o principal meio de identificação.

No mais, ao encontrar pequenas galerias de terra construídos na parede ou madeira, saiba que será preciso chamar uma empresa especializada, pois, eles funcionam como caminhos para os cupins trabalhadores.

Está precisando se livrar de cupins em móveis ou paredes? Faça um orçamento conosco! É mais barato do que você pode imaginar, e funciona de verdade.

plugins premium WordPress
Começar Conversa
Fale conosco pelo Whatsapp
Olá Seja Bem vindo a Univet, Tudo bem?
Como podemos Ajudar?