Fatores climáticos podem ser um dos principais fatores para a proliferação de insetos ou pragas, pois proporcionam o ambiente adequado para infestação. Existem outros fatores que nos alertam a quando fazer uma dedetização.
Quando a dedetização não é realizada de forma adequada, todos os tipos de prejuízos podem surgir, desde materiais, no caso de infestação por cupins, até problemas de saúde, no caso de mosquitos, baratas ou até mesmo escorpiões.
Compreender quais os fatores possibilitaram isso e qual o momento adequado para contratar uma ajuda profissional, será o diferencial na resolução do problema, principalmente quando a dedetização envolve condomínios.
A importância de dedetização em condomínios
O principal motivo para realizar a dedetização em condomínios, além de cumprir com a legislação em alguns municípios, é a questão da manutenção da saúde dos moradores dos condomínios.
Sendo de total responsabilidade da administração do condomínio realizar um trabalho preventivo e contínuo de controle de pragas. Por isso, o síndico sempre deve estar atento à periodicidade correta e a prevenção.
Muitas doenças podem ser transmitidas por meio de insetos ou roedores, que são os mais comuns em área urbana, poderíamos listar muitas situações, mas colocaremos algumas doenças que podem ser evitadas:
- As baratas são as mais conhecidas, podem transmitir doenças como hanseníase, tifo, além de gastroenterites, como amebíase e a giardíase.
- Moscas muito comum em casas, podem transmitir doenças como febre tifoide e paratifoide, giardíase, amebíase, salmonelose, disenteria, cólera, poliomielite, tuberculose etc.
- Mosquitos que são pernilongos, piuns, borrachudos podem causar doenças graves como malária, leishmaniose, febre amarela, himenolepíase, filariose, difteria, febre paratifoide, dengue etc.
- Formigas podem causar prejuízos materiais, mas também a saúde, pois podem transmitir amebíase, giardíase, além de transportar protozoários, vírus, bactérias e fungos.
- Os roedores como ratos e camundongos podem transmitir doenças como a peste negra e peste bubônica, além salmonelose, leptospirose, tifo, hantavirose, amebíase e outras.
Como pode ser feito um trabalho preventivo
Sendo assim, entendemos qual a real importância de evitar problemas de infestação de insetos ou pragas, visto que é nossa saúde que está em jogo. Portanto, um trabalho sério nas áreas comuns e de cada morador é importante.
Sendo assim, seguem algumas dicas muito valiosas:
- Realizar um trabalho sério com o tratamento que deve ser dado ao lixo, dando um destino correto a este, principalmente material orgânico;
- Manter sempre os ambientes de área comum limpos;
- Evitar acúmulo de entulhos em caso de obras;
- Eliminar objetos ou matérias que não são mais utilizados.
- O mais importante, evitar o acúmulo indevido de água, vedando bem a caixa d’água ou outros locais que podem acumulá-la.
- Manter o calendário de controle de pragas em dia.
Conclusão
O ideal é que haja uma conscientização de todos em prol de um único objetivo, a saúde de todos, sabemos que o trabalho da administração do condomínio é importante, mas o trabalho de cada morador também é de suma importância.
Entender que a dedetização feita de forma correta, comunicando previamente os moradores para que evitem as áreas no momento da aplicação dos produtos, além de todo um preparo que deve ser realizado, é imprescindível.
Quando houver suspeita de infestação comunicar imediatamente a empresa responsável para que realiza a dedetização de forma urgente, por isso, ficar atento aos sinais da existência de possíveis pragas é o ideal.
Na hora de procurar uma empresa de dedetização, sempre busque referências, pois uma empresa responsável saberá agir da forma correta, aplicando os produtos de forma responsável e na quantidade ideal para o período desejado.
Sendo assim, o administrador do condomínio deverá ficar constantemente em alerta e sempre em dia com as manutenções e períodos de dedetização para evitar que sua saúde ou dos demais moradores fique em risco.