Higiene ambiental – Como se prevenir das pragas urbanas

Muitos são os fatores que contribuem para proliferação de pragas urbanas, desde questões climáticas até hábitos de limpeza. Como só temos controle sobre um destes, precisamos manter uma higiene ambiental adequada.

O trabalho de saúde e higiene ambiental não compete apenas ao poder público, obviamente devemos cobrar as coletas regulares de lixo e a limpeza de lugares públicos, mas não devemos nos esquecer de fazer a nossa parte.

Devemos tomar para si a responsabilidade de manter uma higiene ambiental em nossas casas, individualmente, e em outros locais que frequentamos, pois sabemos que o descarte indevido de lixo em locais públicos é muito comum.

As pragas mais comuns que acontecem por falta de higiene ambiental

Sabemos que a maioria das infestações por pragas ocorrem devido à falta de higiene por parte da população em geral. Geralmente por descartarem o lixo de forma incorreta ou por não realizar uma limpeza adequada de seus lares.

A questão é que muitos não sabem os riscos que correm ao não realizarem uma limpeza adequada, por isso, mencionaremos as pragas mais comuns:

  • Mosquitos – Vivem geralmente em ambientes quentes com pouca iluminação e geralmente úmidos ou que possuem água parada.

 

  • Moscas – Por se alimentarem de matéria orgânica, estão presentes sempre onde há lixo, restos de comida etc.

 

  • Formigas – Parecem inofensivas, mas não são, pois podem transportar protozoários, vírus, bactérias, fungos etc.

 

  • Baratas – Também se alimentam de material orgânico.

 

  • Ratos e camundongos – Roedores que geralmente ficam em esgotos ou em locais que o lixo fica exposto.

 

  • Pombos – Geralmente são alimentados em praças e em locais públicos.

Estas são as pragas urbanas mais comuns, por isso, é importante que cuidemos da higiene ambiental como um todo.

Quais os hábitos mais comuns que podem atrair as pragas urbanas?

Conhecendo as pragas mais comuns podemos já ter uma noção do que pode atraí-las para o nosso convívio, pois abrigo, acesso, alimento e água são as formas ideias de sobrevivência de qualquer indivíduo, inclusive as pragas.

Por isso, as questões de higiene são fundamentais, principalmente em locais que consideramos de difícil acesso como frestas, cantinhos, depósitos de “bagunça” etc.

Além disso, eliminar possíveis fontes de alimentos são determinantes para que evitem o aparecimento indesejável das pragas. Sendo assim, o tratamento adequado ao lixo é o fator preponderante para isso.

Não menos importante, deixar objetos ou materiais propícios para o acúmulo de água é um erro que deve ser totalmente eliminado, visto que podem trazer verdadeiras epidemias para a população.

Quais os meios de prevenção?

Não podemos descuidar, por isso, mencionaremos a seguir algumas dicas muito valiosas para a manutenção da higiene ambiental:

  • Evitar a exposição do lixo, mantendo-os dentro de recipientes fechados, tanto dentro quanto fora de nossas casas, colocando-os no local adequado nos dias de coleta;
  • Cuidados em casas como evitar deixar louças sujas ou com restos de alimentos são importantes;
  • Utilizar ralos sempre com dispositivos de segurança, visto que é uma ligação direta da sua casa com o esgoto;
  • Não acumule indevidamente a água, por isso, vede bem sua caixa d’água, não deixe garrafas ou pneus em locais que possam ter acesso à água da chuva.
  • Usar repelentes e outros meios de proteção são bastante válidos.
  • Procure realizar pelo menos uma vez ao ano a contratação de profissionais especializados para dedetizar sua residência.

 

A busca constante por questões de higiene é algo fundamental para a nossa saúde e de nossa comunidade em geral, portanto não pode ser ignorada, sendo assim cuide bem de sua higiene ambiental como um todo.

plugins premium WordPress
Começar Conversa
Fale conosco pelo Whatsapp
Olá Seja Bem vindo a Univet, Tudo bem?
Como podemos Ajudar?