O clima pode ser um dos principais fatores que contribuem para o aparecimento de pragas e vetores. Se a dedetização não for feita corretamente, eles podem acabar retornando para o local. Por isso, a dedetização bem-feita do local é recomendada. Mas não é só isso.
Antes da dedetização ser necessária, o síndico e os moradores do condomínio também podem adotar medidas preventivas. Afinal, essas pragas se proliferam por causa das ações que os humanos cometem.
E não se engane, os ataques podem acontecer de forma isolada, mas se você não tomar cuidado, os insetos podem se proliferar rapidamente. Começa com uma barata aqui, uma mosca ali e quando você vai ver, já tomou enormes proporções.
Para que você se livre do problema, preparamos esse artigo. Abaixo você confere algumas medidas que devem ser tomadas quando o seu condomínio for infestado por pragas e vetores. Boa leitura!
Prevenção ainda é a melhor solução para acabar com pragas e vetores
Cupins, formigas, baratas, ratos ou mosquitos. Independentemente de qual seja o animal, eles se proliferam muito rapidamente. Por isso, comece com a prevenção. Os insetos se sentem atraídos por restos de alimentos.
O primeiro passo a ser tomado após uma infestação é limpar bem todos os locais que podem contribuir para o aparecimento das pragas e vetores. Aplicar bons inseticidas também pode resolver o problema.
Faça a vistoria das áreas comuns
Essa é uma responsabilidade do síndico. De quinze em quinze dias, ele deve fazer uma vistoria para saber como está o condomínio. É importante que esse trabalho não seja menosprezado, pois como explicado, os insetos se proliferam rapidamente.
Em todo o caso, se o síndico perceber uma infestação de qualquer tipo de praga, as providências devem ser tomadas. A solução é controlar a infestação mantendo a limpeza do ambiente e com o uso de inseticidas.
Contratação de uma empresa especializada
Se mesmo após a limpeza do local e o uso de inseticidas, a infestação não tiver sido controlada, o recomendado é que você contrate uma dedetizadora. Tome cuidado ao fazer essa contratação.
A empresa deve ser especializada e ter o alvará de funcionamento para que as substâncias sejam aplicadas. Tudo deve ser legalizado e com garantias para que os moradores não venham a sofrer com mais problemas futuros.
Também é importante que essa decisão tenha sido tomada em assembleia, com todos os moradores concordando com a dedetização.
Realização de um trabalho de pulverização
Essa é uma das melhores maneiras de controlar pragas e vetores. É fundamental que todos os moradores dos condomínios sejam avisados para que eles não fiquem circulando quando a dedetização for ocorrer.
Esses cuidados devem ser redobrados em casos de animais, idosos e crianças, uma vez que eles podem ser mais vulneráveis a substância usada. Com isso, pode ocorrer uma intoxicação. Para que ela seja evitada, animais, crianças e idosos devem ficar longe dos produtos utilizados.
Os moradores também precisam colaborar
O processo de combate não deve ser feito apenas pelo síndico ou pela empresa de dedetização. Os moradores também são responsáveis por zelar pelo ambiente onde eles residem.
Por isso, após a dedetização, os moradores devem continuar com ações de limpeza e higienização de todos os ambientes do local. Caso em uma das residências, houver a proliferação do inseto, a dedetização não surtirá efeito.
Afinal, ainda haverá locais contaminados pela praga. Por isso, lixo, restos de comidas, papéis ou qualquer outro elemento que possa contribuir para a infestação, devem ser eliminados.
Espero que você tenha entendido como o controle de pragas e vetores pode ser realizado. Siga nossas dicas para que o combate seja realizado. Até mais!