Conforme um velho ditado, prevenir é melhor que remediar, porém nem todos levam isso muito a sério, principalmente quando se trata da saúde. Por isso o controle de pragas é importante, pois evita muitos malefícios.
Ainda é muito comum que as pessoas só se preocupem com o problema quando eles acontecem, assim é com o desenvolvimento de pragas, pois só nos damos conta quando o problema está grave e insuportável.
Evitar a presença indesejável de pragas deve ser feita de forma responsável e sempre buscando uma ajuda profissional, por isso apresentaremos algumas dicas importantes para o controle de pragas.
Em quais situações é necessário um controle de pragas
Nos casos em que a prevenção não é realizada de forma correta, será necessário ficar atento aos sinais que se apresentarem. Abaixo mencionaremos algumas situações que são importantes de destacarmos:
- Insetos em grandes quantidades – Quando existe uma grande quantidade de insetos constantemente, não só esporadicamente e nem em épocas climáticas específicas, então será a hora de procurar ajuda.
- Há mais de 5 meses sem controle de pragas- O ideal é que as visitas e o acompanhamento do controle de pragas sejam de 6 em 6 meses, passando desse período ou próximo dele já deve procurar ajuda.
- Novos tipos de pragas – Caso surja uma espécie de inseto desconhecido ou mesmo uma espécie que não é comum que apareça em sua localidade, é importante procurar ajuda.
- Em construções ou reformar – Aproveite o período de reforma para que os profissionais do controle de pragas possam trabalhar de forma mais livre e completa, já que não haverá móveis para atrapalhar.
- Epidemias – Quando ocorrer uma epidemia ocasionada por algum inseto, também deve ser o momento de procurar pelo controle de pragas.
Períodos ideais para o controle de pragas para cada tipo de estabelecimento
Existe uma periodicidade ideal para cada tipo de estabelecimento, visto que a ocorrência de infestação podem ser maiores em uns e menores em outros, por isso falaremos qual o ideal para cada caso:
- Em restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, refeitórios de qualquer estabelecimento – Devido ao risco maior de contaminação de alimentos em decorrência de pragas, o controle deve ser mensalmente;
- Condomínios – O período ideal para condomínios é semestralmente;
- Casas – Não há uma legislação específica, por isso, a recomendação é que seja realizada anualmente.
Controle de pragas de forma preventiva
Como mencionamos anteriormente, a prevenção sempre será o melhor remédio, por isso, existem algumas recomendações para que se evita a proliferação de pragas, seguem abaixo:
- Cuidar bem das instalações físicas do ambiente, evitando que falhas de vedações ou ralos sem proteção, sem portas de entrada para os insetos;
- Ficar atento a qualquer sinal de roedura, fezes, trilhas, pegadas etc. Caso identifique, deverá imediatamente notificar;
- Cuidar bem do descarte de lixo para que evite ser uma forma de atrair insetos ou roedores;
- Conscientização de hábitos de limpeza com os funcionários, familiares ou a comunidade;
- Ao contratar uma empresa, certificar-se de suas referências e a aplicação de produtos ocorra conforme legislação específica;
- Linhas de esgoto devem ser totalmente isoladas;
- Aparar regularmente matos e gramas;
- Poeira e materiais deteriorados devem ser devidamente retirados;
- Manter a periodicidade do controle de pragas em dia, assim evitará infestações.
Conclusão
Com todas as informações mencionadas acima, precisamos enfatizar a importância de buscar uma ajudar profissional para que faça uma análise da situação e do ambiente e saiba como resolver ou prevenir o problema.